domingo, 23 de abril de 2017

Enfª IAB

Enfª IAB
PDF 920

Primeiro ela atravessou o pantanal. E olhando os lugares por onde passou, e por onde morou, por onde estabeleceu e formou suas raízes, confundem-se pelas terras alencarinas com as terras de Araribóia. Com algumas passagens pela Veneza brasileira onde um dia imperou Maurício de Nassau com uma barreira holandesa. Os holandeses não necessitando de diques para conter o nível do mar, esconderam-se por trás dos arrecifes, ocultando o horizonte.

Sua trajetória de vida se confunde com personagens da história que estudou. Histórias que se repetem como um arquétipo profissional de enfermagem, abandonando a casa, para abraçar uma profissão. Lembrando figuras históricas que participaram de batalhas, como Rachel Haddock Lobo, Anna Nery e Florence Nightingale. E assim como Florence e Anna Nery um dia ela saiu de casa, para exercer e conhecer a enfermagem. Participaram de batalhas e guerras, reais ou simbólicas. Deu início ao seu voo, talvez pegando um Ita no Norte.

A enfermagem também começou com voos. Quando começaram as viagens aéreas comerciais, enfermeiras foram contratadas para dar atendimento aos passageiros que sentiam-se mal durante as novas viagens, que necessitavam de altitudes, em aviões não pressurizados. E aos poucos as enfermeiras embarcadas tornaram-se aeromoças, chegando hoje a comissárias de bordo. Sempre prontas a um atendimento das necessidades do corpo, com ingestões líquidas e sólidas. No início da viagem as regras para uma sobrevivência, o conhecimento preventivo.

Tal como Rachel destacou-se na liderança de uma escola, que leva o nome de Anna Nery. A professora e orientadora, que é temida por alunos e orientandos. Temida pelos seus conhecimentos e suas regras particulares, no estilo ABNT, com técnicas de padrões e procedimentos, ao orientar literaturas e conhecimentos.  O conhecimento e o saber são uma necessidade fisiológica, adquiridos pelas atividades organolépticas. O conhecimento é um somatório ao longo do tempo, digerindo saberes e sabores.

Aluno ou orientando não se disfarça de dragão na sua frente, querendo disparar labaredas pela boca, ou fumaça pelo nariz. Sua lança esta sempre pronta para apontar uma direção, suas mãos seguram uma rédea. Assim como Ogum, ela forja suas ferramentas.

por Roberto Cardoso (Maracajá)

Em 23/04/2017

Dia de São Jorge, o Ogum da umbanda.
Dia de guerreiros
Dia do aniversário de Ieda de Alencar Barreira.

Imagem: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=187659371274202&set=a.187658971274242.41285.100000904213985&type=3&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário